4 de novembro de 2016

31 Devocionais #5 - Só Deus pode me julgar

     "Só Deus pode me julgar!", gritam muitos aos montes, teístas, até mesmo ateístas, buscando cutucar o orgulho da igreja. Não plenamente certos, mas suficientemente sensatos. Quem é você para julgar alguém?
 
     (E a pergunta é sincera)
 
     Quando Jesus explica aos discípulos que não devem julgar a ninguém, Ele os está ensinando sobre a atitude hipócrita que pode haver por trás de uma exortação. A Palavra de Deus é verdadeira e fiel, e nos ensina acerca daquilo que agrada e daquilo que não agrada o coração de Deus... Mas, antes que ela possa fazer vida através de nós, ela precisa fazer vida em nós - Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
 
     O texto não nos isenta da responsabilidade que temos sobre aqueles que estão ao nosso redor pecando contra a Palavra de Deus. A Bíblia é inclusive bem direta em dizer, em Lucas 17:3, que Se o seu irmão pecar, repreenda-o; porém, a continuação do versículo revela a verdade por trás disso - se ele se arrepender, perdoe-lhe. O foco, como demonstra inclusive o seguinte (Lucas 17:4) é o arrependimento e o perdão. Mateus 7:15 é uma instrução que nos ensina que não há espaço para orgulho no trato com seus irmãos. Você não é melhor que alguém por estar caminhando há mais tempo com o Senhor, ou por já ter resolvido problema X ou Y na sua vida. Devemos manter em nosso coração a humildade de quem também já foi ignorante à Palavra de Deus, e fazer tudo com Amor e compaixão.
 
     Só tem poder de julgar os homens aquele que é Santo. Nenhum de nós é (e isso responde a pergunta sincera que eu fiz ali em cima). Que nós possamos anunciar o Evangelho cientes do quanto somos pequenos, revelando o Amor e a misericórdia que recebemos àqueles que ainda não O conhecem.
     
      
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abra seu coração.