7 de novembro de 2016

31 Devocionais #8 - Mãos limpas, coração puro


     Em Salmos 24:3-4, o salmista canta que só tem acesso ao mais íntimo da presença de Deus aquele que tem mãos limpas e coração puro. Todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus, mas aquele que reconhece seu status de pecador e é lavado pelo sangue de Jesus, se tornando participante com Ele da Cruz e de Sua vitória, pode trilhar com segurança o caminho que leva até o mais íntimo do coração do Pai.

     Na lei Mosaica, havia alimentos considerados puros e impuros, e seu consumo era um dos reguladores daqueles que estariam limpos ou não para tomar parte nas cerimônias. Em Marcos 7:18-23, Jesus derruba este preceito, e explica que mais importa o que sai da boca do homem do que aquilo que entra. Desta forma, a verdadeira impureza deixa de ser meramente física - aquilo que mais precisa ser limpo é o nosso coração.

     Provérbios 4:23 já denunciava a importância do coração. "Dele procedem as fontes da vida", ou seja, do seu coração procedem as fontes da sua vida. Os pensamentos, atitudes e ideias que desenham o desenrolar do seu destino vem do seu coração, tanto para o bem quanto para o mal - em Jeremias 17:9, ele é chamado enganoso. Mas, se aquilo que não nos alimenta pela boca não define nossa pureza, aquilo que nos alimenta com os olhos e ouvidos sim, pois são as portas de entrada para que nossa mente e nossa alma sejam cheias.

     Em 1 Coríntios 6:12, Paulo revela um detalhe chave para nossa conduta diária enquanto Filhos do Reino - todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas convém, e nenhuma deve nos dominar, porque a vida vai muito além do que é pecado e do que não é. Nossa vida deve ser baseada em amar e agradar ao Senhor, sobre todas as coisas. Se você deseja que seu coração seja um domínio do Reino dos Céus, você deve alimentar seu coração das coisas do Reino, e, com sabedoria, remover da sua vida tudo que lhe seja pedra de tropeço. Nem todas as coisas que estão no mundo vão te tornar impuro, mas, caso alguma o faça, seu desejo de estar perto ao Senhor e ter livre acesso ao Pai deve ser maior que seu amor pela coisa mundana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abra seu coração.