24 de novembro de 2016

31 Devocionais #16 - A Suficiência

    
     Assim como vários outros jovens nascidos e criados na igreja, eu demorei muito tempo pra tomar uma posição definitiva com Deus. Eu cresci convivendo com uma luta constante no meu coração entre o desejo de estar aos pés do Senhor e a curiosidade pelas coisas seculares, que sempre pareceram tão mais atraentes e interessantes. 
    
     Por muitos anos, eu imaginei como seria caminhar com Jesus, e ser ensinada diretamente por Ele, em carne e osso, como aqueles em seu tempo, especialmente seus discípulos e amigos mais chegados, puderam fazer. Por muitos anos, eu achei que isso faria diferença no meu caminhar com Ele. A Verdade é que Jesus vive em mim - e tem vivido, ou pelo menos estado muito próximo, desde meus 6 anos, quando eu conscientemente o convidei para ser meu Senhor e Salvador, num acampamento de crianças. Ele vive em mim, caminha comigo, fala ao meu coração, e tem demonstrado seu Amor o tempo todo - mesmo enquanto eu tentava inutilmente fugir dEle e me esconder dos Seus olhos. A diferença entre eu aos 18 e aos 21 é a revelação de que Ele é suficiente. 
    
     Em João 14:8, Filipe, um dos discípulos, pede que Jesus lhes mostre o Pai. Àquela altura, já se aproximava o momento em que Ele seria entregue para ser crucificado - ou seja, seus 3 anos de ministério já se encerravam. E, ainda assim, os discípulos não conseguiam entender o que Ele havia dito um pouco antes, em João 14:6 - Ele É o Único Caminho para o Pai. Através de Jesus, chegamos ao Pai, recebemos o Espírito Santo, e somos feitos filhos de Deus e herdeiros com Ele do Reino vindouro. Não são necessárias riquezas, diplomas, seguidores no Twitter, likes no Instagram, nem os montes de livros que li buscando algo que trouxesse satisfação. 
    
     Em nenhum outro nome há Salvação, Amor, refrigério, ou Paz, além do nome de Jesus. Se te parece difícil hoje tomar uma posição diante do Senhor, entenda que nada do que você abra mão te será como um sacrifício quando você abrir seu coração verdadeiramente para que Ele te preencha profundamente. Não há nenhum vão profundo demais que Ele não possa fazer transbordar. Jesus nos leva ao nosso Pai, nosso Verdadeiro Pai; Jesus nos leva de volta pra casa. E, afinal, Filipe estava certo: isso nos basta.
    

21 de novembro de 2016

31 Devocionais #15 - Multiplicação

    
     Deus é um Deus de impossíveis, de milagres! E Ele nos mostra, ao longo da história, que um de Seus milagres favoritos é o da multiplicação. Ele não apenas multiplicou os pães (2 vezes!), mas têm multiplicado tudo ao nosso redor desde muito tempo.
    
     O Senhor multiplica as coisas em quantidade - como Ele prometeu à Abraão que faria com sua descendência (Gn 15:5). Ele multiplica nosso conhecimento, nossas armas, multiplica nosso pão, nossas bênçãos, multiplica nossa fé, e toda Glória é dEle! Jesus multiplicou a pesca de Pedro, Tiago e João, multiplicou o azeite e a farinha da viúva que alimentou Eliseu. Multiplicou a igreja a partir dos Seus 12 discípulos. Na história de Gideão (Jz 6 e 7), porém, o Senhor deixa claro que, mais do que quantidades, Ele é interessado em multiplicar em qualidade.
    
     Quando os midianitas se levantaram contra Israel, Gideão encontrou 32 mil homens que lutariam contra os 135 mil do exército inimigo. Interessava ao Senhor libertar Israel da opressão dos midianitas; porém, interessava à Ele que os israelitas soubessem que seu Deus era com eles e que Ele os havia livrado da derrota, então Ele reduziu os 32 mil homens à 300. O Senhor reduziu o exército ao grupo de homens mais corajosos, para que tivesse o melhor do grupo em Suas mãos, e total liberdade para operar um grande milagre de multiplicação de possibilidades naquela batalha.
    
     O Senhor promete que multiplicará o pão, mas nem sempre promete que multiplicará os nossos exércitos. Na Cruz, nós temos uma eterna promessa de vitória. Se parece que suas forças e seus homens têm se minguado, saiba que Ele não é homem para que minta - se Ele não multiplicar seus números, Ele multiplica suas chances de entrar em chamas com o menor resquício de fagulha que restar.
    

16 de novembro de 2016

31 Devocionais #14 - Quem é bom?

    
     A falta de entendimento do que é o Evangelho criou uma geração de pessoas que acredita em céu e inferno como o lugar em que se separam os "bons" dos "maus", de acordo com as obras praticadas por cada um. E percebemos como, até na crendice popular, temos isso enraizado: "fulano vai direto pro céu por fazer tal coisa". 
    
     Apesar de Jesus constantemente afirmar a importância de que um cristão pratique boas obras, o fato de uma pessoa praticar boas obras não significa que ela terá salvação. A bondade no coração não é uma qualidade exclusiva daqueles que são feitos filhos de Deus, e a bondade sozinha não torna ninguém filho de Deus. Jesus é bem claro, num dos versículos mais conhecidos da Bíblia, "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vem ao Pai, a não ser por mim". Jesus é o único Caminho que nos leva ao Pai, ao Reino vindouro, à vida eterna.
    
     Quando o jovem rico vai até Jesus, em Mateus 19:16, ele pergunta ao Senhor "que bem faria para herdar a vida eterna". Jesus lhe fala sobre observar o cumprimento dos mandamentos, e ele diz que a todos tem obedecido. O Mestre lhe diz que faltaria que ele vendesse todos os seus bens, e, depois de distribuir seu dinheiro aos pobres, O seguisse. Muito além da crítica ao amor ao dinheiro, este texto nos revela que não é possível alcançar a Salvação sem que haja entrega. 
    
     Você não compra a salvação com boas obras, caridade, nem com suas boas atitudes, ou gerando créditos de gentileza. A vida eterna é um dom gratuito de Deus, através de Jesus Cristo (Rm 6:23). Ele é o único, novo e vivo Caminho, uma ponte inquebrável que leva até o Pai. E daí então importa que, quem passar por ela, viva de acordo.
    

14 de novembro de 2016

31 Devocionais #13 - "Eu me coloco em chamas"

     
     Nosso Deus é o Criador dos Céus e Terra. É Ele também o Arquiteto do Universo, e o Designer dos nossos destinos. Em toda Sua criatividade, o Senhor nos mostra que, a cada pessoa, tem reservado uma história diferente, única, mas carregada de Seu Amor, Graça e Misericórdia. Dito isto, nós não podemos cair na armadilha de almejar nos tornar outras pessoas, mas podemos nos beneficiar de querer ser como outros eram em Deus.
    
     Para além dos personagens bíblicos, a história está cheia de homens de grande fé e intimidade que muito nos ensinam sobre o caráter de Cristo, que todos tanto almejamos. Hoje, eu me volto para a vida de John Wesley. Criado em uma família Anglicana, evangelizado desde muito jovem, a busca pelo Senhor foi o centro de todos os 87 anos de sua vida. Aos 35 anos, depois de anos de dedicação, ele finalmente recebe o Amor e seu entendimento se abre para a maior verdade de todas - Jesus salva, cura e liberta.
    
     Seu legado envolve milhares de sermões pregados, centenas de livros escritos, compilados, traduzidos, editados. Milhares de quilômetros percorridos a cavalo. 30 mil libras doadas à caridade. Um ministério de Amor, Fogo e Misericórdia. Métodos de Ensino, Doutrinas, e uma igreja que hoje some mais de 75 milhões de membros. Contam que deixou como patrimônio duas colheres, uma chaleira e um casaco velho. Acumulou tesouros no Reino que não é desta Terra.
    
     A história que Deus escreveu para John Wesley não é a mesma que a minha ou que a sua, mas a essência de sua vida deve ser a mesma. Nascidos para viver pelo Reino que há de vir. Chamados para fora de templos e das prisões da alma. Servos do Senhor, e não das coisas. Em seu leito de morte, prestes a ser tomado pelo Pai, declara "O melhor de tudo é que Deus está conosco!". E que isto nos baste.  
    
    
     "Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar" - John Wesley (respondendo à pergunta de como ele atraía as multidões)
      
     "Eu considero todo o mundo como a minha paróquia; em qualquer parte que eu esteja, eu considero que é certo, correto e o meu sagrado dever declarar a todos que estejam dispostos a ouvir, as boas novas da salvação." - John Wesley
      
     "Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo." - John Wesley
    
   

12 de novembro de 2016

31 Devocionais #12 - Maior por dentro

     Texto base: 1 Samuel 16:7
     
     Quando Samuel foi enviado para ungir entre os filhos de Jessé um novo Rei para Israel, seus olhos lhe indicaram prontamente Eliabe, o mais velho, guerreiro no exército de Saul. O Senhor imediatamente censurou sua atitude: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". Quando Ló foi feito prisioneiro de guerra, os 318 homens de Abraão prevaleceram sobre os 9 exércitos da guerra de 4 reis contra 5 (Gn 14). 
     
     Ao longo destas e de várias outras histórias relatadas na Bíblia, o Senhor nos ensina que, enquanto homens, não somos aptos para discernir a verdade usando nossos olhos. Somos limitados demais para contemplar a grandeza do Deus do Impossível. Porém, não é só pela graça do milagre da improbabilidade que Senhor se move grandemente naquilo e naqueles que parecem ser os menores. 
     
     A história de Sansão nos mostra um homem chamado por Deus para ser grande sobre a terra, e como seu coração se deixou encher pela grandeza que alcançou. Deus escolheu se revelar aos pequenos e humildes deste mundo pois Seu Poder não pode encher quem já esteja cheio de si. Se você quer ir o quão mais longe que Deus possa te levar, você precisa se esvaziar de si e do seu eu. Este é o mistério da presença do Espírito Santo - Ele habita em nós, mas é maior dentro dos corações dos menores. Be bigger on the inside. 
     
      
      

11 de novembro de 2016

31 Devocionais #11 - Eu falhei

    
     Eu falhei.
     
     Este é o texto nº 11 desta série de devocionais, mas, postado neste dia, deveria ser o nº 12. Isto porque, ontem, minha desorganização e o cansaço me venceram e eu definitivamente não consegui cumprir com meu propósito. Perdi um dia, e nem consegui me levantar de madrugada pra tentar fazer a todo custo. Falhei.
     
     Parece pouca coisa pra quem vê de fora - ainda que possamos falar de qualquer coisa ligada à compromisso, seriedade, desafiar-se, etc. Acontece que o mais importante não é o compromisso que eu tenho comigo mesma - por mais bobo que isso pareça, estes textos são um propósito feito e selado diante do Senhor. Em Mateus 5:37, nos ensinamentos do Sermão da Montanha, Jesus diz que a Palavra de um cristão deve ser fiel em si mesma - nosso "sim" deve ser "sim", e nosso "não" deve ser "não". Isso demonstra não apenas um compromisso com a verdade e a honestidade, mas o peso e a importância de tudo aquilo que dizemos, tanto diante dos homens, ainda mais diante de Deus.
     
     Estes textos são um propósito de louvor e dedicação a Deus, mas, como discutido nos dias anteriores, tudo que nós fazemos deve ter um propósito de louvor e dedicação a Deus. Até as menores coisas. Mas, apesar do peso que a falha traga sobre meu coração, a Bíblia nos conta que nós temos Graça ao nosso alcance, e um Sumo-Sacerdote que não só é capaz de compadecer-Se das nossas dificuldades, mas que nos mostra com Seu exemplo que é possível ser plenamente Fiel. Ontem, eu falhei, mas hoje eu me levanto e continuo.
     
     "Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo." Salmos 116:12-14
        
     
      

9 de novembro de 2016

31 Devocionais #10 - Façam tudo para a Glória de Deus

     Texto Base: 1 Coríntios 10:31
     
     Um dos princípios mais importantes na vida cristã é o entendimento da grandeza de Deus diante da nossa humanidade. O ser humano é o centro do Amor do Pai, mas não somos o centro do Universo. Somos feitos à imagem e semelhança de Deus, mas não somos como pequenos deuses. Não somos dignos de Glória alguma, pois não podemos nos salvar sozinhos - não podemos sequer mudar a cor de um fio de cabelo da nossa cabeça (Mt 5:36).
     
     Sendo assim, toda a Glória é do Senhor. Qualquer Glória que nós possamos receber na nossa vida, é do Senhor, porque não temos poder algum sem Ele - Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Seus dons, sua capacidade de crescer naquilo no qual você se esforça, tudo que você alcança - e o que não alcança - , tudo vem de Deus, e nos foi dado para que nosso propósito em Terra fosse cumprido.
     
     Quando Paulo diz, em 1Co 10:31, que "quer comamos, quer bebamos, façamos tudo para a Glória de Deus", Ele diz que tudo - tudo, t-u-d-o - que nós fazemos na vida deve ter como objetivo glorificar o nome do Senhor. Isso não vai fazer o mínimo sentido pra você se você ainda não tiver entendido quem você é e qual seu propósito. "Tudo que tem vida louve o Senhor!", canta o salmista no Salmo 150.
     
     Alimente-se tendo consciência de que seu corpo é templo do Espírito Santo, e agradecendo as mãos que plantaram, cultivaram, compraram e prepararam o alimento. Trabalhe e estude de todo o seu coração (Cl 3:23), sabendo que o Senhor não te leva aonde Ele não vai, e não te coloca onde Ele não vai estar com você. Faça tudo com excelência, e, se seu nome for honrado, não se esqueça de honrar e glorificar o Nome daqueEle que Era e É em você.
     
     
     

31 Devocionais #9 - Amadurecer e Crescer

    
     A Bíblia é um livro atemporal, e grande parte dessa atemporalidade vem da facilidade com que o texto dialoga com pessoas de várias idades e diferentes contextos. Uma das principais ferramentas utilizadas para isso são metáforas, especialmente aplicadas sobre os grandes princípios, para que sua compreensão ultrapasse as gerações. No entanto, muitas vezes alguns exemplos parecem se chocar um contra o outro, e o papel do Espírito Santo é ser Aquele que nos dá a interpretação da Palavra.
     
     Em Mateus 18:1-4, Jesus diz que devemos receber o Reino dos Céus como uma criança. Porém, em 1 Coríntios 13:11, Paulo diz que devemos crescer e abandonar as coisas de menino. Apesar de aparentemente contrários, os dois versos são na verdade complementares - o Senhor quer nos ensinar a importância de amadurecer na fé e nas atitudes, mas nunca crescer.
     
     Importa que nós recebamos o Senhor e Sua Palavra com a humildade de uma criança, que nada sabe, e aprende tudo com seu Pai, mas cujo aprendizado constante permite que ela possa aprender coisas cada vez mais complexas e profundas. Importa que, depois que aprendamos a andar, não mais engatinhemos. Importa que, depois que aprendamos a mastigar alimentos sólidos, não mais busquemos papinhas. Importa que haja progresso. Importa que nossos olhos, nossa mente e nosso espírito estejam em sintonia e desenvolvam discernimento. Importa que haja amadurecimento.
     
     Porém, uma criança não adquire suas liberdades apenas no amadurecer, pois importa também seu crescer. E, no Reino dos Céus, não devemos jamais crescer, e alcançar independência do Pai. Importa que, mesmo que saibamos mastigar alimentos sólidos, ainda precisemos ser alimentados por Ele. Importa que, mesmo que saibamos andar, ainda seguremos nas mãos dEle. Importa que haja vulnerabilidade, para que nunca saiamos para a guerra sem que o Pai vá conosco. Importa que haja dependência.
     
     Importa-nos que possamos sempre amadurecer em nossa caminhada com o Senhor, mas nunca crescer o bastante para que acreditemos que podemos continuar caminhando sem Ele. Ele é o próprio Caminho.
     
    
     

7 de novembro de 2016

31 Devocionais #8 - Mãos limpas, coração puro


     Em Salmos 24:3-4, o salmista canta que só tem acesso ao mais íntimo da presença de Deus aquele que tem mãos limpas e coração puro. Todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus, mas aquele que reconhece seu status de pecador e é lavado pelo sangue de Jesus, se tornando participante com Ele da Cruz e de Sua vitória, pode trilhar com segurança o caminho que leva até o mais íntimo do coração do Pai.

     Na lei Mosaica, havia alimentos considerados puros e impuros, e seu consumo era um dos reguladores daqueles que estariam limpos ou não para tomar parte nas cerimônias. Em Marcos 7:18-23, Jesus derruba este preceito, e explica que mais importa o que sai da boca do homem do que aquilo que entra. Desta forma, a verdadeira impureza deixa de ser meramente física - aquilo que mais precisa ser limpo é o nosso coração.

     Provérbios 4:23 já denunciava a importância do coração. "Dele procedem as fontes da vida", ou seja, do seu coração procedem as fontes da sua vida. Os pensamentos, atitudes e ideias que desenham o desenrolar do seu destino vem do seu coração, tanto para o bem quanto para o mal - em Jeremias 17:9, ele é chamado enganoso. Mas, se aquilo que não nos alimenta pela boca não define nossa pureza, aquilo que nos alimenta com os olhos e ouvidos sim, pois são as portas de entrada para que nossa mente e nossa alma sejam cheias.

     Em 1 Coríntios 6:12, Paulo revela um detalhe chave para nossa conduta diária enquanto Filhos do Reino - todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas convém, e nenhuma deve nos dominar, porque a vida vai muito além do que é pecado e do que não é. Nossa vida deve ser baseada em amar e agradar ao Senhor, sobre todas as coisas. Se você deseja que seu coração seja um domínio do Reino dos Céus, você deve alimentar seu coração das coisas do Reino, e, com sabedoria, remover da sua vida tudo que lhe seja pedra de tropeço. Nem todas as coisas que estão no mundo vão te tornar impuro, mas, caso alguma o faça, seu desejo de estar perto ao Senhor e ter livre acesso ao Pai deve ser maior que seu amor pela coisa mundana. 

31 Devocionais #7 - Deus e a (sua) dor

    
     Davi, chamado na Bíblia de homem segundo o coração de Deus, assim o era não por ser santo e   perfeito, mas por ter um coração que se arrependia de seus pecados e se quebrantava aos pés do Senhor. Mesmo assim, a Bíblia nos conta de uma das maiores tragédias em sua história, quando desejou a mulher de outro e, tomando-a para si, ordenou que o marido fosse morto. A Bíblia conta que foram 16 meses até que o Senhor o confrontasse, através do profeta Natã (2Sm 12:1-14). Segundo a lei Mosaica, o homem que adulterasse deveria ser morto; o Senhor, no entanto, teve misericórdia dele, não trazendo morte sobre sua vida. Porém, Davi não poderia escapar das consequências de seu pecado ocultado, e um dos pesos que recai sobre si é a morte da criança recém-nascida que o adultério havia gerado em Bate-Seba.
     
     O texto em 2Sm 12:15-23 nos conta que, ao saber que a criança morreria, Davi lançou-se em jejum e oração intensos, buscando alcançar misericórdia. No entanto, a Palavra já estava lançada, e a criança faleceu. Para a surpresa de seus servos, ao saber que a tragédia que tanto havia tentado evitar havia se sucedido, ele abandonou sua posição de humilhação, e, restaurado, foi até o templo e louvou ao Senhor. O Todah, o sacrifício/louvor de agradecimento, oferecido no Velho Testamento (Lv 7:12; Sl 56:12) se manifesta em sua maior e melhor forma quando as circunstâncias são desfavoráveis ao nosso coração, mas escolhemos agradecer à Deus por Sua soberania. Davi estava ciente de que o fato de que Deus não havia atendido àquela sua petição, mesmo diante de seu jejum e oração, não diminuíam o poder e o domínio do Senhor.
    
     O Pai ainda é maior que nossas dores e frustrações, e o coração aflito deve se achegar a Ele com confiança e fé. O mesmo Deus que era com Davi na aflição, é com você hoje. O mesmo Deus que derramou Graça sobre Davi e Bate-Seba, os abençoando com Salomão, derrama Graça sobre você hoje. Crendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam, seguimos em frente, guardando a fé. O Senhor habita em meio aos louvores, e Ele habitará em meio às suas tribulações se você Lhe der acesso à elas. E Ele também será Aquele que te conduzirá à vitória por vir.
   
   
    

6 de novembro de 2016

31 Devocionais #6 - Se tiverem Amor uns pelos outros

    
     Quando perguntado sobre qual era o maior mandamento, Jesus respondeu que toda a Lei e os profetas se resumiam em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Mas, em Jesus, o próprio Amor desceu à Terra para nos resgatar, e Ele então nos deu um novo mandamento - que amássemos uns aos outros, assim como Ele nos amou.
    
     Enquanto seguidores de Cristo, o Amor pesa sobre nós como uma regra, à qual devemos obediência. A obrigação de amar nos revela que isso não é um mero sentimento, consequência de coisas boas, mas uma decisão, que se estende até aos nossos inimigos e a todos aqueles nos fizeram e fazem mal... Exatamente como fez Jesus. E Ele nos conta que não amar não é apenas uma desobediência ao novo e vivo mandamento, mas também um desserviço ao Reino.
    
     Isso porque Ele promete que reconheceriam que somos seus discípulos se tivéssemos Amor uns pelos outros. E toda palavra que sai da boca do Senhor se cumpre. Porque o mundo pode não entender plenamente o que é Amor, mas o mundo reconhece que o que nós temos vivido não é o perfeito Amor do Senhor. Jesus era legal, mas o fã-clube que é difícil, uma frase corrente na internet, nos revela muito mais sobre nossas falhas do que qualquer perseguição. Aliás, precisamos mudar muito ainda antes que sejamos perseguidos por amor ao Senhor. 
    
     A Bíblia ainda chama mentiroso aquele que diz amar à Deus, mas odeia seu irmão (1Jo 4:20), e ela também diz que o pai da mentira é o Diabo. Não há espaço para falta de Amor se nós quisermos que o Reino venha. Não há espaço para falta de perdão, falta de humildade, falta de mansidão, falta de paciência e falta de bondade. Não há espaço para medo. Onde o Amor reina, as feridas são curadas, as faces são viradas, as mentiras se cessam e a Glória de Deus resplandece sobre nós. Aí, então, quando nos guardarmos de que seja constante no amor fraternal (Hb 13:1), nisto reconhecerão que somos Seus discípulos. E o mundo aguarda ansiosamente por isso.
   
   
     


4 de novembro de 2016

31 Devocionais #5 - Só Deus pode me julgar

     "Só Deus pode me julgar!", gritam muitos aos montes, teístas, até mesmo ateístas, buscando cutucar o orgulho da igreja. Não plenamente certos, mas suficientemente sensatos. Quem é você para julgar alguém?
 
     (E a pergunta é sincera)
 
     Quando Jesus explica aos discípulos que não devem julgar a ninguém, Ele os está ensinando sobre a atitude hipócrita que pode haver por trás de uma exortação. A Palavra de Deus é verdadeira e fiel, e nos ensina acerca daquilo que agrada e daquilo que não agrada o coração de Deus... Mas, antes que ela possa fazer vida através de nós, ela precisa fazer vida em nós - Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
 
     O texto não nos isenta da responsabilidade que temos sobre aqueles que estão ao nosso redor pecando contra a Palavra de Deus. A Bíblia é inclusive bem direta em dizer, em Lucas 17:3, que Se o seu irmão pecar, repreenda-o; porém, a continuação do versículo revela a verdade por trás disso - se ele se arrepender, perdoe-lhe. O foco, como demonstra inclusive o seguinte (Lucas 17:4) é o arrependimento e o perdão. Mateus 7:15 é uma instrução que nos ensina que não há espaço para orgulho no trato com seus irmãos. Você não é melhor que alguém por estar caminhando há mais tempo com o Senhor, ou por já ter resolvido problema X ou Y na sua vida. Devemos manter em nosso coração a humildade de quem também já foi ignorante à Palavra de Deus, e fazer tudo com Amor e compaixão.
 
     Só tem poder de julgar os homens aquele que é Santo. Nenhum de nós é (e isso responde a pergunta sincera que eu fiz ali em cima). Que nós possamos anunciar o Evangelho cientes do quanto somos pequenos, revelando o Amor e a misericórdia que recebemos àqueles que ainda não O conhecem.
     
      
    

3 de novembro de 2016

31 Devocionais #4 - Ser exatamente aquilo que a gente é


     Minhas inseguranças, somadas ao bullying que sofri em grande parte da minha vida, me tornaram uma pessoa muito dependente da opinião dos outros. Tanto em relação ao que eu devo fazer, quanto ao que devo vestir, comer, como me portar. Até pra escolher qual foto iria parar no meu Instagram eu precisava de uma opinião, porque a vida nunca me deu motivos pra confiar em mim mesma e na minha capacidade de decidir as coisas por mim.
    
     Por outro lado, eu sempre me senti pronta a opinar na vida dos outros, assim como outros também muito inseguros se sentiam confortáveis pra responder meus inquéritos quando eu precisava de uma opinião (deixando claro que não acho que pedir opiniões seja errado ou ruim - a vida é feita de muitos pontos de vista diferentes e quase todos merecem ter sua voz). O problema foi que eu, e outros - muitos outros - nos prendemos em uma cadeia de dependência da opinião e validação que o mundo pode nos oferecer.
    
     Por muito tempo, eu usei o texto de Mateus 4:4 como um incentivo ao jejum - Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor. E, no fundo, não deixa de ser - Jesus foi tentado depois de um longo período de jejum - , mas é mais. O pão alimenta nosso corpo (e isso é um assunto pra depois), mas a Palavra de Deus alimenta nossa alma e nosso espírito. E o ponto importante desta análise é: do que sua alma e seu espírito tem se alimentado?
    
     Quando você se alimenta da opinião dos outros, e alimenta os outros com suas opiniões, você nega a soberania da Palavra de Deus como aquela que realmente diz a Verdade sobre quem nós somos e devemos ser. Quando você se adequa àquilo que os outros dizem a seu respeito, em vez daquilo que o Senhor diz a seu respeito, você não só vai ser menos do que pode, mas nunca vai encontrar a alegria que tanto busca na validação do mundo. Silencie as vozes que querem te dizer quem você é. O Senhor já determinou, o Caminho já foi aberto, e nenhuma Palavra que sai da boca dEle volta vazia.
     
     "Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além" Paulo Leminski.
    

31 Devocionais #3 - Uma questão de prioridades

     
     Já passa da 1h da manhã. Em teoria, já é amanhã, mas meu espírito me diz que ainda é hoje. E, mesmo que pareça ser tarde demais, eu vou crer que ainda é tempo de que haja algo a ser dito.
    
     Esse hoje (ou ontem) era feriado e prometia ser um dia tranquilo o bastante pra que eu tivesse tempo desde cedo pra gastar exclusivamente com o Senhor. Como de costume, eu estava enganada, e o sono já estava alisando meus cabelos antes mesmo que eu estacionasse na garagem da minha casa, minutos antes da meia-noite. Longe de mim ir contra os sinais de cansaço que o corpo demonstra - até porque o próprio Deus descansou no sétimo dia da Criação - , mas a verdade nua e crua é que eu arranjei tempo útil ao longo do meu dia pra todas as outras coisas que eu precisava (ou nem tanto) fazer, e joguei meu tempo com o Pai pra segundo plano. Seria muito confortável só chegar, lamentar a correria e prometer mais no dia seguinte. Mas não é esse o valor que eu quero dar pras coisas de Deus.
    
     Paulo diz, na primeira carta aos Coríntios, que devemos correr de tal forma que não somente completemos a jornada, mas ganhemos o prêmio (1Co 9:24). Isso não fala de competitividade, mas de disciplina, compromisso e prioridade (1Co 9:25). Minha falta de disciplina me fez hoje chegar ao fim de um dia sem ter feito primeiro o mais importante, mas meu compromisso precisa ser maior que o meu cansaço. Não pra que eu me vanglorie em qualquer coisa - até porque a culpa de eu estar aqui agora é minha, né? - mas pra que o Senhor possa reconhecer em mim um coração disposto a colocá-Lo em primeiro lugar em tudo, independente do preço a ser pago por isso.
    
     "Mas subjugo o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado." 1 Coríntios 9:27
    
     
     

1 de novembro de 2016

31 Devocionais #2 - Aba, eu pertenço à Ti

     Estava hoje em um momento de oração, e a canção "Aba", da Laura Souguellis, foi ministrada. Essa música tem falado muito comigo desde o último sábado, quando ela veio inesperadamente na playlist aleatória do Spotify, e eu senti que o Senhor tinha algo a me falar através dela. As palavras entraram no meu coração e lá permaneceram desde então.
     
         
     Enquanto a escutava novamente hoje, comecei a dissecar a letra e refletir sobre ela. "És mais real que o chão que eu piso". Como poderia Deus, o Invisível, ser mais real que o chão no qual eu me sentava naquele momento? Eu me lembrei então de todas as vezes em que meu mundo desabou e me parecia que o chão havia sumido. E, quando meu chão sumia, eu tinha a certeza de que o Senhor estaria lá pronto pra me segurar e ser a Rocha onde eu me firmaria. "És mais real que o ar em meus pulmões" - porque às vezes me falta o ar, mas nunca me falta o Amor do Senhor. 
    
     "Estás mais perto que a pele em meus ossos" - porque a Palavra me diz que, quando o véu se rasgou, o Senhor não mais habitou em templos construídos por homens, mas escolheu fazer morada em mim, e meu coração é casa dEle (1 Co 6:19). "Estás mais perto que a canção em meus lábios" - porque houve tempos em que as angústias levaram os louvores para longe de mim, mas Ele continuou comigo, segurando minha mão, e me levando por entre as tempestades.
    
     Ah, Abba. Quer eu viva, quer eu morra, eu pertenço à Ti (Rm 14:8). Os Teus pensamentos me definem, pois o Senhor bem sabe os pensamentos que tem a meu respeito - pensamentos que são de paz, e não de mal, mesmo que eu ande pelo vale da sombra da Morta (Jr 29:11, Sl 23:4). És tudo para mim, Senhor, e És a minha realidade - assim como a Tua realidade entrou na vida de Isaías e o transformou pra sempre (Is 6), o Senhor têm me transformado todos os dias, e me aperfeiçoado em Teu perfeito Amor.